FPT Industrial quer neutralidade de carbono até 2040
A FPT Industrial, marca do Iveco Group, anunciou a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2040. O plano abrange toda a cadeia de valor, indo de design de produtos e processos produtivos até logística. O objetivo é reduzir a pegada de carbono, melhorar a eficiência energética e oferecer soluções mais econômicas para clientes na América Latina.
“Alcançar a neutralidade de carbono até 2040 é prioridade estratégica. Essa meta combina responsabilidade ambiental e ganhos de eficiência para nossos clientes”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
O programa “Rota 2040” inclui inovação em motores, uso de biocombustíveis, eletrificação e pesquisa em tecnologias como células de combustível e motores a diesel mais eficientes. A empresa quer reduzir as emissões em todo o ciclo de vida dos produtos, desde a origem até o uso final.
Para limitar o consumo de energia e o uso de combustíveis fósseis, a FPT prioriza eletricidade de fontes renováveis nos processos produtivos. Também adota soluções intermodais e otimização do transporte. A empresa mantém diálogo com fornecedores para avançar na redução das emissões.
As metas intermediárias até 2040 são:
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2026: redução de 7% nas emissões de CO₂ por tonelada de mercadorias transportadas em relação a 2022;
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2030: redução de 30% nas emissões absolutas de CO₂ dos principais fornecedores em comparação com 2022;
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2030: redução de 50% nas emissões absolutas de CO₂ na produção, em relação a 2019.
Tecnologia e circularidade na FPT Industrial
A FPT Industrial desenvolve motores para aplicações dentro e fora de estrada, marítimas e de geração de energia. O programa Original Reman incentiva a economia circular com a remanufatura de motores, o que reduz a extração de recursos e as emissões.
A empresa aposta no uso de biocombustíveis. No Brasil, apresentou o motor conceito N67 Etanol para tratores médios usados no apoio à colheita de cana, em parceria com a CNH. A solução usa tecnologia ciclo Otto, reduz ruídos e emissões no campo.
Outro destaque é o motor N60 CNG, movido a gás natural e biometano, que equipa o chassi para ônibus MA 11.0 GNV, da Agrale. Segundo a FPT, o motor oferece desempenho equivalente ao diesel, com economia de combustível e menores custos operacionais.
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Múltiplos combustíveis
A FPT Industrial mantém a meta de expandir soluções de propulsão e armazenamento, com foco em critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). Além da redução de carbono, promove condições de trabalho seguras, incentiva a economia circular e reforça a diversidade nas operações.
“O compromisso com a neutralidade de carbono até 2040 reforça a liderança na transição energética e mostra como a inovação responsável pode transformar a indústria”, resume Lucilene Carvalho, gerente de sustentabilidade do Iveco Group para a América Latina.