7 cuidados com motores diesel
O motor diesel foi inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel, no século 19, e ele usou óleo de amendoim como combustível dos seus primeiros experimentos. Em outras palavras, isto quer dizer que a essência da motorização diesel não se resume apenas ao uso do combustível oriundo do petróleo. Não sem motivo, combustíveis como o HVO (óleo vegetal hidratado), o biometano e o etanol também podem abastecer os motores diesel.
Portanto, os motores a diesel são diferentes, mas a prevalência nos veículos e equipamentos que levam essa motorização ainda é o combustível diesel. De modo geral, podemos falar que a própria compressão dos gases é que aumenta a temperatura para iniciar a queima do combustível e mover os veículos e equipamentos off road.
Por ter menor capacidade de se tornar vapor, o combustível diesel também precisa de injetores de alta pressão para entrar na câmara de combustão, o que provoca o barulho a que estamos acostumados. Em termos de manutenção, o básico ganha outra roupagem, e é preciso atenção.
Motor diesel e produção de velocidade
Antes de avançarmos, é importante entender que os motores movidos à diesel costumam ter mais torque do que os motores movidos a outros combustíveis, como a gasolina. Isto significa que eles são capazes de produzir mais potência em baixas velocidades.
O diesel contém muita energia, que não é consumida até que ela seja necessária para o veículo ou equipamento que está operando sob seu poder. Isso também significa que os motores diesel não são muito bons em produzir velocidade rapidamente. Portanto, acelerar o motor durante as mudanças de marcha, geralmente é um esforço infrutífero e esta é uma primeira dica operacional para quem busca ampliar a durabilidade desses propulsores.
A Revista Apelmat listou sete dicas práticas para aumentar os cuidados com o motor diesel. Acesse a edição gratuitamente e confira a partir da página 48.