23 de fevereiro de 2022

|

Por: Apelmat

|

Categorias: Tecnologia

Inteligência artificial muda o canteiro de obras

Você possivelmente já se deparou com a inteligência artificial, ao acessar algum site e ser surpreendido com o atendimento virtual de algum serviço. Mas as funcionalidades dessa importante inovação vão além e prometem trazer grandes revoluções em todos os setores, incluindo a construção civil. Para entendermos melhor como a inteligência artificial já está mudando o canteiro de obras, o engenheiro civil Jean Ferrari, fundador da FastBuilt, empresa especializada em soluções de automação para a construção civil, dá algumas informações.

De acordo com ele, a inteligência artificial pode ser usada no setor da construção de diversas maneiras, desde um atendimento ao cliente por chatbot, proporcionando melhor experiência, sendo rápido e efetivo, como no planejamento e controle de obras. “Veremos cada vez mais soluções para esse mercado, como a junção da inteligência artificial e a Internet das Coisas, elaborando sistemas que usem o potencial desses dois conceitos para criar soluções inteligentes e sustentáveis para cidades e empreendimentos evoluídos”, avalia.

“Sabemos que a essa tecnologia poderá trazer uma série de vantagens, já que as máquinas utilizarão os dados e o aprendizado por algoritmo para facilitar e otimizar ações construtivas. Na construção de um empreendimento a produção de dados é enorme, a inteligência artificial pode entrar como uma aliada na hora de coletar e processar essas informações, demonstrando através de softwares quais são os itens que devem ser observados de forma precisa”, analisa Ferrari.

Ele prossegue: “O uso de robôs que monitoram a atividade no canteiro de obras também pode ser apontado como um benefício dessa tecnologia. Através de escaneamento por câmeras é possível identificar o fluxo de trabalho, verificar a segurança no local, certificar-se de que os colaboradores estão utilizando equipamentos de segurança ou se posicionando em área perigosa.”

Essa tecnologia pode auxiliar, inclusive, na prevenção de acidentes e situações inesperadas. A gestão de risco, por meio de softwares e robôs, verifica o andamento da obra e pode identificar fatores relevantes. Outras aplicações da inteligência artificial no canteiro de obras são na previsão de resistência e eficiência técnica do cimento. “Com utilização de uma grande base de dados de resultados reais de testes de cimentos, é possível analisar estas informações e criar padrões para prever as respostas de resistência final do concreto”, diz Ferrari.

Dessa maneira, os responsáveis identificam e preveem em apenas três dias o resultado de resistência do concreto, permitindo assim que a empresa faça ajustes e correções preventivas em eventuais desvios de resistência do material, reduzindo e evitando problemas.

Outro aspecto importante é o de segurança no trabalho. A inteligência artificial pode ajudar no sentido de antever situações de risco e evitar acidentes durante o período de obra. Isso é realizado com adoção de câmeras e tecnologias de reconhecimento de imagens, identificando-se áreas ou cenários de risco, ou ainda algum funcionário sem proteção.

Fonte: ConcreteShow